Conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.
Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização de uma conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.
Podem ser realizadas Conferências em âmbito municipal, estadual e federal. A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública.
O sucesso de uma Conferência depende da participação popular. A presença dos usuários é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Afinal qual é a finalidade de uma Conferência? É conferir e avaliar o que está sendo realizado e propor novas medidas para que a Política de Assistência Social possa avançar para atender às necessidades e direitos dos seus usuários.
(Fonte: Conselho nacional de Assistência Social. O que são Conferências, perguntas e respostas. Brasília, 21 de maio de 2013)
A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha tem por objetivo ampliar o debate sobre a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, aprofundando questões pertinentes a formulação de políticas públicas que efetivamente atendam esses direitos, fixando prioridades e formulando propostas para a administração municipal.
Os debates são coletivos com participação da sociedade civil e do governo, assegurando momentos para trabalhos em grupos e deliberações em plenária com todos os participantes presentes.
O tema da Conferência este ano é “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, que será discorrido em palestra magna com tempo de exposição e debate, bem como, estendido aos seguintes eixos de trabalho:
Para participar de nossa Conferência Municipal Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, basta preencher a ficha de inscrição e direcioná-la para o endereço eletrônico- E-mail: admcodeva@gmail.com ou diretamente em nossa sede: av. Boa Vista, 220, Parque Boa Vista - SEMEL.
Tendo em vista a publicidade realizada pela AUTOTRANS sobre o “custo operacional” da gratuidade no transporte público utilizando-se de vídeo institucional próprio e também fixando nas traseiras de algumas linhas de ônibus, onde sugere que a gratuidade seria um “peso” que contribui significamente para elevar a tarifa do transporte coletivo.
Pontuamos:
1-Toda e qualquer gratuidade é tratada por legislação especifica;
2- A gratuidade das pessoas com deficiência é regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 5.390/2010, os usuários são avaliados por perícia médica;
3-Naturalmente dentro de um processo licitatório a parte interessada tem absoluta ciência de todo “pacote” ao qual ela está interessada em “participar”, e especificamente a regulamentação da gratuidade das pessoas com deficiência é do ano de 2010, ou seja já fazem 10 anos e não se trata de uma novidade;
4- Entendemos que não se pode querer “culpar” determinado público por reajustes que são tratativas de contrato, e até mesmo chamamos a atenção por que consideramos irresponsável uma publicidade “instigar” usuários “contra” outros usuários.
É preciso ter absoluta responsabilidade quando se trata de temas tão sensíveis, é preciso ter respeito!
Por estes motivos repudiamos veementemente essa publicidade que em nossa visão só contribui para o clima de instabilidade, acirramento e desrespeito ao usuários da gratuidade.
CODEVA
Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outras datas comemorativas, ela não foi criada pelo comércio - e tem raízes históricas mais profundas e sérias.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.
A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.
A data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento da pessoa com TEA.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.
As causas ainda não estão claramente identificadas.
Visando a garantia dos direitos e a qualidade nos atendimentos as pessoas com transtornos do Espectro autismo e seus familiares, o CODEVA-Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência apoiou a capacitação dos conselheiros: Tiago Augusto Francelino, Edézia Cristina de Morais, Renata Gonçalves Chagas Rosa, Marielle Oliveira Batista e as colaboradoras representantes do CAS, Rosilene Oliveira de Sousa e Daiane Regina Brito.
O curso introdutório ABA foi ministrado pela Dra. Christiana Almeida, realizado nos dias 06 e 07 de março, no auditório da Unimed Varginha.
Ata da reunião mensal do CODEVA: dia 05 de Fevereiro de 2020.
Informamos que não haverá reunião mensal do CODEVA, pois realizaremos nossa IV Conferência Municipal Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Data: 15/04/2020
Horário: 07:30 às 17:00 horas
Local: Propac II- Rua Londres, 401, Vila Barcelona.
Venha participar e fazer parte da nossa luta pelas causas das pessoas com deficiência!