página 2

O que são Conferências?

Conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização de uma conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

Podem ser realizadas Conferências em âmbito municipal, estadual e federal. A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública.


POR QUE O USUÁRIO DEVE PARTICIPAR DOS CONSELHOS E DAS CONFERÊNCIAS ?

O sucesso de uma Conferência depende da participação popular. A presença dos usuários é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Afinal qual é a finalidade de uma Conferência? É conferir e avaliar o que está sendo realizado e propor novas medidas para que a Política de Assistência Social possa avançar para atender às necessidades e direitos dos seus usuários.

(Fonte: Conselho nacional de Assistência Social. O que são Conferências, perguntas e respostas. Brasília, 21 de maio de 2013)


IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE VARGINHA


A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha tem por objetivo ampliar o debate sobre a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, aprofundando questões pertinentes a formulação de políticas públicas que efetivamente atendam esses direitos, fixando prioridades e formulando propostas para a administração municipal.

Os debates são coletivos com participação da sociedade civil e do governo, assegurando momentos para trabalhos em grupos e deliberações em plenária com todos os participantes presentes.

O tema da Conferência este ano é “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, que será discorrido em palestra magna com tempo de exposição e debate, bem como, estendido aos seguintes eixos de trabalho:

  • Eixo 1- Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada a participação das
  • pessoas com deficiência;
  • Eixo 2- Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas;
  • Eixo 3- Financiamento das Políticas Públicas da pessoa com deficiência;
  • Eixo 4- Direito e acessibilidade;
  • Eixo 5- Desafios para comunicação universal;


Para participar de nossa Conferência Municipal Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, basta preencher a ficha de inscrição e direcioná-la para o endereço eletrônico- E-mail: admcodeva@gmail.com ou diretamente em nossa sede: av. Boa Vista, 220, Parque Boa Vista - SEMEL.


Convite IV Conferência Municipal Sobre os Direitos da Pessoa Com Deficiência de Varginha


Ficha de Inscrição IV Conferência Municipal Sobre os Direitos da Pessoa Com Deficiência de Varginha

Nota de Repúdio

Tendo em vista a publicidade realizada pela AUTOTRANS sobre o “custo operacional” da gratuidade no transporte público utilizando-se de vídeo institucional próprio e também fixando nas traseiras de algumas linhas de ônibus, onde sugere que a gratuidade seria um “peso” que contribui significamente para elevar a tarifa do transporte coletivo.

Pontuamos:

1-Toda e qualquer gratuidade é tratada por legislação especifica;

2- A gratuidade das pessoas com deficiência é regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 5.390/2010, os usuários são avaliados por perícia médica;

3-Naturalmente dentro de um processo licitatório a parte interessada tem absoluta ciência de todo “pacote” ao qual ela está interessada em “participar”, e especificamente a regulamentação da gratuidade das pessoas com deficiência é do ano de 2010, ou seja já fazem 10 anos e não se trata de uma novidade;

4- Entendemos que não se pode querer “culpar” determinado público por reajustes que são tratativas de contrato, e até mesmo chamamos a atenção por que consideramos irresponsável uma publicidade “instigar” usuários “contra” outros usuários.

É preciso ter absoluta responsabilidade quando se trata de temas tão sensíveis, é preciso ter respeito!

Por estes motivos repudiamos veementemente essa publicidade que em nossa visão só contribui para o clima de instabilidade, acirramento e desrespeito ao usuários da gratuidade.

CODEVA

Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de Março

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outras datas comemorativas, ela não foi criada pelo comércio - e tem raízes históricas mais profundas e sérias.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

A data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887


ABA- Avaliação e Intervenção nos Transtornos do Comportamento.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento da pessoa com TEA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.

As causas ainda não estão claramente identificadas.

Visando a garantia dos direitos e a qualidade nos atendimentos as pessoas com transtornos do Espectro autismo e seus familiares, o CODEVA-Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência apoiou a capacitação dos conselheiros: Tiago Augusto Francelino, Edézia Cristina de Morais, Renata Gonçalves Chagas Rosa, Marielle Oliveira Batista e as colaboradoras representantes do CAS, Rosilene Oliveira de Sousa e Daiane Regina Brito.

O curso introdutório ABA foi ministrado pela Dra. Christiana Almeida, realizado nos dias 06 e 07 de março, no auditório da Unimed Varginha.

Ata Fev.pdf


Ata da reunião mensal do CODEVA: dia 05 de Fevereiro de 2020.


Informamos que não haverá reunião mensal do CODEVA, pois realizaremos nossa IV Conferência Municipal Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


Data: 15/04/2020

Horário: 07:30 às 17:00 horas

Local: Propac II- Rua Londres, 401, Vila Barcelona.


Venha participar e fazer parte da nossa luta pelas causas das pessoas com deficiência!